Testemunhas de Jeová. Declaram que o homem e o animal são a mesma coisa, diferindo apenas no fato de o homem ser racional. São aniquilacionistas, não crêem na sobrevivência da alma.
Resposta apologética: A expressão "alma vivente" descreve o homem como criatura vivente. A referência 1.20,24,30, com relação aos animais, também significa criaturas viventes. Não que o homem e os animais sejam da mesma natureza, mas simplesmente porque as duas espécies possuem vida. Homens e animais são, entretanto, profundamente diferentes. Os animais não possuem moral, razão e espiritualidade, como o homem (1.26-31; Jó 32.8; Sl 8.4.5). A palavra "alma" (do hebraico nephesh e do grego, psychê) é empregada em vários sentidos derivados. Na referência 2.7, pode ser entendida por "pessoa". Pessoa é todo ser que possui os seguintes atributos: inteligência, vontade própria e sensibilidade. Não é possível, contudo, aplicar essa interpretação, conforme a referência 1.20,24,30, em relação aos animais. Os animais não são pessoas, embora tenham alma sensitiva. Em sentido próprio, a palavra "alma" indica a parte imaterial, invisível, inteligente e consciente do homem, que é separada do corpo por ocasião da morte física (35.18; Mt 10.28; Lc 12.4,5) e reunida ao corpo na ressurreição (1Rs 17.21,22). No estado intermediário, entre a morte e a ressurreição do corpo, a alma permanece em estado consciente, ou no céu - se for cristã (2Co 5.6-8; Fp 1.21-23) - ou no Hades, em sofrimento - se for incrédula (Lc 16.22-25). Por ocasião da ressurreição, no arrebatamento da Igreja, o corpo (que jaz no pó da terra) e a alma serão reunidos; os cristãos ressuscitarão e possuirão a imortalidade do corpo (1Co 15.51-53; Fp 3.20,31; 1Ts 4.14,16,17). Em 1Coríntios 15.39, lemos: "Como nem toda carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, outra a carne dos peixes, e outra a carne das aves. Da mesma forma, podemos dizer que nem toda alma é a mesma alma, pois uma é a dos homens, e outra a dos animais".
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