Nova Era. Proclama a divindade do homem, repetindo a idéia da serpente: "Sereis como Deus". Rajneesh, que assumiu o título de Bhagwan Shree (Senhor Deus), disse: "Quando vocês me chamam, chamam de fato a Jesus". Maharishi Mahesh Yogi, declarou: "Aquietai-vos, e sabei que sois deuses".
Teologia da Prosperidade. Vários escritores ligados a esta doutrina divinizam o ser humano. Algumas declarações que demonstram essa teologia: a.) "A razão para Deus criar Adão foi seu desejo de reproduzir a si mesmo [...] Ele [Adão] não era um deus pequenino. Não era um semideus. Nem ao menos estava subordinado a Deus"; b.) "Você não tem um deus em seu interior, você é um deus"; c.) "Eu sou um 'pequeno messias' caminhando sobre a terra"; d.) "O homem [...] foi criado em termos de igualdade com Deus, e poderia permanecer na presença de Deus sem qualquer consciência de inferioridade [...]. Deus nos criou tão parecidos com Ele quanto possível [...]. Ele nos fez seres do mesmo tipo dele mesmo [...] O homem vivia no reino de Deus. Vivia em pé de igualdade com Ele [...] O crente é chamado de Cristo [...] Eis quem somos; somos Cristo!"; e.) "Deus duplicou a si mesmo em espécie! [...] Adão foi uma exata duplicação do tipo de Deus".
Resposta apologética: Todas as doutrinas que divinizam o ser humano repetem, de alguma forma, a mentira de Satanás (3.5). A idéia que defendem, de que Cristo teria ensinado em João 10.31-39 que os seres humanos são, de fato, deuses em miniaturas, não se sustenta, tendo em vista o que Jesus ensina em Marcos 12.29. A Bíblia toda, Antigo e Novo Testamentos, ensina que há um só Deus (Dt 6.4; Nm 23.29; 1Sm 15.29; Is 43.10; 44.6; Os 11.9; Mc 12.29; 1Co 8.4,6; Ef 4.6). É preciso observar, ainda, que, segundo as Escrituras, Satanás mentiu no Éden, e que toda doutrina que se fundamenta nessa mentira não é outra coisa senão "doutrina de demônios" (Jo 8.44; 1Tm 2.14; 4.1).
© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas
Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com