ICP Responde



E foram contados os levitas de trinta anos para cima [...] desde a idade de vinte anos para cima (I Crônicas 23.3,24)


Ceticismo. Confronta este texto com Números 4.3,23,35 e Esdras 3.8 para alegar contradição bíblica quanto à idade para a separação dos oficiantes do templo.

Resposta apologética: Com relação aos versículos em estudo, duas situações habilitaram Davi a diminuir, para vinte anos, a idade dos levitas que deveriam iniciar seu ofício no templo: a) Visto que o transporte do tabernáculo não era mais necessário, as responsabilidades também se tornaram poucas, o que possibilitou o ingresso de levitas mais jovens; b) Na época em que houve essa alteração, apenas 74 levitas tinham retornado da Babilônia (Ed 2.40).

Logo, é preciso distinguir as duas contagens, sendo que a do versículo 24 foram envolvidos aqueles que trabalhariam, efetivamente, nas funções do tabernáculo (os filhos de Arão, v. 5) e aqueles que exerceriam outras funções (os filhos de Coate, v. 15). Esdras 3.8 apenas segue esta orientação.

Quanto ao texto de Números 8.24, está registrado o seguinte: seriam separados, para o ofício sagrado, os levitas da idade de vinte e cinco anos para cima. Mas ninguém pode inferir contradição na Bíblia por causa das faixas etárias citadas em Números 4.3,23,35, uma vez que, como em qualquer outro ofício, o sagrado também exigia preparação e aprendizado, o que proporcionava ao levita aspirante cinco anos de experiência antes de começar a exercer efetivamente sua função.

Assim, o texto de Números deixa claro que, para aquela ocasião, a idade apropriada para se exercer os ofícios do tabernáculo (ou seja, auxiliar os sacerdotes na manutenção e transporte do mobiliário e das vasilhas sagradas) era de, no mínimo, trinta anos.

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com