Ceticismo. Confronta este versículo com 2Samuel 24.24, que diz que o preço pago pelo lugar negociado entre Davi e Araúna (Ornã) era de cinqüenta siclos de prata.
Resposta apologética: O texto de 2Samuel 24.24 narra a compra dos bois da eira, que Araúna estava ofertando gratuitamente a Davi, segundo explica o contexto: “Então disse Araúna a Davi: Tome [...] eis aí os bois para o holocausto, os trilhos e o aparelho dos bois para a lenha” (2Sm 24.22). Em verdade, Araúna não ofereceu a eira gratuitamente, mas somente os animais e os acessórios necessários ao sacrifício, pelos quais Davi insiste em pagar os cinqüenta siclos de prata.
A referência em estudo, porém, fala da negociação da eira, especificando o seguinte: “E Davi deu a Ornã, por aquele lugar, o peso de seiscentos siclos de ouro”. Com isso, ficam distintos os patrimônios adquiridos em cada uma das passagens: a eira de bois (pelo preço de seiscentos siclos de ouro) e os animais e demais acessórios para o sacrifício (comprados a cinqüenta siclos de prata).
© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas
Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com