Maçonaria. Declara que Salomão foi um adorador eclético e, por conta disso, justifica sua posição liberal em relação aos vários deuses adorados por seus adeptos.
Resposta apologética: Os maçons citam os versículos 5 e 7, omitindo, propositadamente, o verso 6, cujo conteúdo dirime a questão: “Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do SENHOR; e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi seu pai” (grifo nosso). É evidente, portanto, que a teoria maçônica não é correta.
Mormonismo. O profeta dos mórmons, Joseph Smith, disse ter recebido uma revelação do Senhor que apontava o casamento plural como sendo a vontade de Deus para a atualidade.
Resposta apologética:– A monogamia é o padrão de Deus para o casamento. De fato, a Bíblia registra a pluralidade dos casamentos de Salomão, mas exorta claramente quanto ao erro desse procedimento (v. 2). Temos diversas razões para que possamos entender assim: a.) Deus criou o casamento monogâmico como modelo (Gn 1.27; 2.21-25); b.) Esse modelo foi aviltado pelo pecado e pela insensibilidade do coração do homem (Gn 4.23); c.) A lei de Moisés ordena, de forma clara, que até mesmo os reis deveriam proceder corretamente quanto a esta questão (Dt 17.17); d.) O aviso contra a poligamia é repetido em outros relatos a respeito das esposas de Salomão (1Rs 11.2); e.) A intenção original de Deus foi reafirmada pelo Senhor Jesus, que enfatizou a necessidade de se seguir essa diretriz (Mt 19.4); f.) O Novo Testamento acentua a questão (1Co 7.2); g.) O apóstolo Paulo insistiu que um líder congregacional deveria ser marido de uma só esposa (1Tm 3.2-12); h.) O casamento monogâmico representa o relacionamento entre Cristo e sua Igreja (Ef 5.31,32).
A poligamia nunca foi estabelecida por Deus para qualquer pessoa ou sob qualquer circunstância. De fato, a Bíblia revela punições e conseqüências funestas. Vejamos: a.) A poligamia é uma das primeiras características encontradas no contexto de Gênesis, que relata o aparecimento de uma sociedade caída e rebelde ao Senhor (Gn 4.19, 23); b.) Em lugar de qualquer incentivo, encontramos exortações e denúncias quanto às suas conseqüências (Dt 17.17; 1 Rs 11.2); c.) Tanto a poligamia quanto o divórcio são registrados e suas leis codificadas, contudo, percebemos a insatisfação de Deus nesses assuntos (Dt 24.1; Ml 2.16; Mt 19.8); d.) O Senhor tem observado as desvantagens sociais que as mulheres têm sofrido e conclama que cada esposo trate sua respectiva mulher com consideração (1Pe 3.7).
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