ICP Responde



Eu, o Senhor, não mudo (Malaquias 3.6)


Mormonismo. Afirma que Deus, devido à sua imutabilidade, sempre comunicará uma nova revelação e uma nova Escritura. E uma vez que proveu a Escritura Sagrada, sempre providenciará Escritura Sagrada.

Resposta apologética: É necessário consultar os contextos interno e externo deste livro. A referência em estudo, por exemplo, assegura que Deus é imutável em sua natureza e em seus propósitos soberanos e que as pessoas que são alvo de sua graça podem descansar. O contexto está advogando as promessas imutáveis de Deus para Israel. Em lugar nenhum vemos a idéia de que cada época tem sua Escritura peculiar.

O texto de Colossenses 2.2 mostra que a revelação do Antigo Testamento se cumpre em Cristo, mistério de Deus. A fé que possuímos nos foi entregue de uma vez por todas (Jd 3). Portanto, não há necessidade de qualquer nova revelação quanto à natureza de Deus, à pessoa de Cristo e/ou ao caminho da salvação. O apóstolo Paulo alertou: “Ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” (Gl 1.8).


Curso de Apologética Online Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ © Todos os direitos reservados. 2021


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com