ICP Responde



Os mortos não louvam ao Senhor (Salmos 115.17)


Adventistas do Sétimo Dia. Declaram que, assim como durante o sono as pessoas não louvam a Deus, os mortos também não podem fazê-lo.

Resposta apologética: A Bíblia ensina que estas palavras do salmista só se referem ao louvor a Deus diante dos homens. Sempre são usadas com relação à adoração pública na casa de Deus, no meio da congregação do povo de Israel. Davi lamenta que se Deus não o tivesse livrado da depressão, mediante a destruição de seus inimigos (v. 3,10), ele teria morrido. E, uma vez no sheol, Davi não poderia louvar, dar graças (yadah) ao Senhor. A palavra yadah, em suas várias formas, é encontrada 103 vezes no Antigo Testamento e, sem qualquer exceção, é sempre usada para a adoração pública, ou seja, a adoração congregacional.

Em verdade, o salmista está afirmando que, depois de morto, não haveria oportunidade para dar testemunho público no meio da congregação.


Curso de Apologética Online Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ © Todos os direitos reservados. 2021


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com