ICP Responde



E, entrando na sinagoga, num dia de sábado (Atos 13.14)


Adventistas do Sétimo Dia. Declaram que Paulo guardava o sábado porque, conforme menciona este texto, entrava nas sinagogas nesse dia.

Resposta apologética: É preciso entender que o apóstolo Paulo foi criado em todas as observâncias da lei (22.3). E o grande desejo do seu coração era ganhar os judeus para Jesus (Rm 9.3,4; 1Co 9.20-23). E com esse alvo, ganhar os judeus para Cristo, Paulo circuncidou Timóteo, que era judeu, pois sua mãe era judia (16.3), diferente de Tito, que era grego e não se circundou (Gl 2.3). Assim, Paulo evitou causar um escândalo, uma vez que Timóteo estava socialmente comprometido com a lei e Tito, não.

Embora 1Coríntios 7.19 seja um texto que afirme que a circuncisão é sem valor para o cristão, Paulo, porém, observou a Festa de Pentecostes (20.16), raspou a cabeça (18.18) e fez ofertas da lei (21.20, 26). No entanto, afirmou que o sábado semanal foi abolido na cruz (Cl 2.16). Paulo, na verdade, entrava nas sinagogas aos sábados para pregar o evangelho aos judeus, porque era somente nesse dia que os encontrava reunidos, quando, então, podiam ouvir sua pregação.


Curso de Apologética Online Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ © Todos os direitos reservados. 2021


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com