Adventistas do Sétimo Dia. Declaram que Paulo guardava o sábado porque, conforme menciona este texto, entrava nas sinagogas nesse dia.
Resposta apologética: É preciso entender que o apóstolo Paulo foi criado em todas as observâncias da lei (22.3). E o grande desejo do seu coração era ganhar os judeus para Jesus (Rm 9.3,4; 1Co 9.20-23). E com esse alvo, ganhar os judeus para Cristo, Paulo circuncidou Timóteo, que era judeu, pois sua mãe era judia (16.3), diferente de Tito, que era grego e não se circundou (Gl 2.3). Assim, Paulo evitou causar um escândalo, uma vez que Timóteo estava socialmente comprometido com a lei e Tito, não.
Embora 1Coríntios 7.19 seja um texto que afirme que a circuncisão é sem valor para o cristão, Paulo, porém, observou a Festa de Pentecostes (20.16), raspou a cabeça (18.18) e fez ofertas da lei (21.20, 26). No entanto, afirmou que o sábado semanal foi abolido na cruz (Cl 2.16). Paulo, na verdade, entrava nas sinagogas aos sábados para pregar o evangelho aos judeus, porque era somente nesse dia que os encontrava reunidos, quando, então, podiam ouvir sua pregação.
© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas
Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com