ICP Responde



Para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito (Josué 1.8)


Espiritismo. A respeito da conduta humana, ensina: “Não vos digo como devíeis fazer [...] se eu vos ditasse a linha de conduta, não teríeis mérito das vossas boas ações”.

Resposta apologética: As palavras do suposto espírito encarnado demonstram dois equívocos primários nesta crença. Primeiro, a idéia de que o homem não deve ser orientado quanto à sua maneira de proceder em relação à correta postura cristã. Segundo, insiste na idéia de que as boas obras possuem méritos salvíficos.

Quanto ao primeiro equívoco, está patente na referência em estudo que Deus, por sua Palavra, sempre instruiu os homens quanto à sua vontade (Mt 5—7; Jo 14.26; 1Ts 5.11-28). Quanto à proposta do segundo equívoco, a Bíblia esclarece que não há mérito — para a salvação — nas boas ações humanas. Devemos considerar ainda a grosseira contradição em uma frase anterior à declaração já citada do suposto espírito. Vejamos: “deixo a iniciativa aos vossos bons corações”. Como pode ser qualificado como “bom” o coração de quem o espiritismo diz: “tem inclinação para o mal”. E pior: sem receber orientação sobre sua conduta?

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com