Testemunhas de Jeová. Afirmam que a Bíblia fala apenas de dois aniversários: o de Faraó e o de Herodes (Gn 40.20 e Mc 6.21). Baseadas nisso, não celebram aniversário e atacam aqueles que costumam comemorar. Segundo atestam, tanto Faraó quanto o rei Herodes eram reis pagãos e, durante seus respectivos aniversários, tinham o hábito de decretar a morte de alguém. E, ainda, que nenhum herói da fé comemorou aniversário, somente os homens ímpios faziam isso.
Resposta apologética: Contrariando as Testemunhas de Jeová, a Bíblia relata mais de dez aniversários. Consideremos os filhos de Jô, que era um homem justo e celebrava os aniversários de seus filhos. O texto bíblico que diz: “E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez”, está, certamente, indicando o dia de aniversário de cada um deles (Jó 1.4). Referindo-se ao dia do seu nascimento, o patriarca afirmou: “Pereça o dia em que nasci” (Jó 3.2,3). No primeiro versículo, lemos: “Depois disto, abriu Jó a sua boca, e amaldiçoou o seu dia”.
Tanto Faraó quanto Herodes, pelo fato de serem reis ímpios e violentos, estavam acostumados a executar as pessoas em qualquer ocasião e não somente quando faziam aniversário. Além do mais, Faraó deu a vida ao copeiro-mor. O impressionante é que as Testemunhas de Jeová não proíbem celebrações e aniversários de casamento. E não só isso. Comemoraram, com grande pompa, os 100 anos de existência de sua instituição (fato plenamente divulgado em edições especiais de A Sentinela e Despertai!).
Em verdade, não comemoram apenas aniversários natalícios. Junto a essa interpretação oficial, a Sociedade Torre de Vigia acrescenta Eclesiastes 7.1, que diz: “Melhor é a boa fama do que o melhor ungüento, e o dia da morte do que o dia do nascimento”. Todavia, esta tese não resiste à verdade da Palavra de Deus. Lucas 1.14 diz: “E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento”.
Se o nascimento de João Batista foi uma ocasião de festa e alegria, se os filhos do fiel Jó comemoravam aniversário, a situação que expõem em relação à maneira como Faraó e Herodes realizavam seus respectivos aniversários não fornece base para a proibição imposta por essa seita quanto a esse assunto.
© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas
Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com