Ceticismo. Alega haver contradição entre este versículo e Deuteronômio 17.14-20, porque, aqui, Deus manifesta o interesse de reinar por si mesmo e em Deuteronômio o Senhor estabelece normas para que se institua um monarca sobre o povo.
Resposta apologética: O contexto de 1Samuel mostra que tanto a motivação quanto a forma como os israelitas pediram a Samuel para estabelecer um rei sobre eles destoavam das normas estabelecidas em Deuteronômio. Na ocasião, o povo queria ter um homem qualquer reinando sobre Israel e não um homem de Deus ocupando o trono. Isso porque acreditavam que Samuel estava sobre eles e não que Deus estava sobre o povo por meio de Samuel.
Quando Saul foi escolhido rei, Samuel fez a seguinte advertência ao povo: “Mas vós tendes rejeitado hoje a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos”. O rol de erros se consagra quando o povo deixa de observar o mandamento do Senhor, que diz: “Porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o Senhor teu Deus”. Dessa forma, podemos constatar que a regra de Deuteronômio estava se referindo, sem dúvida, a um monarca humano, cujo coração Deus conhecia e aprovava, como no caso de Davi.
© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas
Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com