Comentário apologético: Os ateístas declaram que a religião é um instrumento para controle das massas, negando a existência de um Deus vivo. Mas a diversidade de crenças, embora o cristianismo seja maioria esmagadora, prova que não existe um controle baseado em uma dogmática religiosa, visto que há uma descentralização, tanto das crenças quanto de seus propagadores.
O homem, como ser intelectual, está habilitado a aceitar ou rejeitar qualquer conceito. Aliás, conceitos filosóficos e comportamentais também podem “manipular massas”. Outro aspecto interessante é o fato de que a grande maioria da população mundial não possui qualquer fé, quando não, os indivíduos são meros religiosos nominais, ou seja, não aplicam em suas vidas as normas da crença que professam. Onde estaria tal controle?
O versículo em análise prova que Deus está realmente atento e no controle de tudo, inclusive do livre-arbítrio, posto que o homem não é obrigado a servir a Deus: “Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zc 4.6).
© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas
Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com