ICP Responde



Ovelhas perdidas (Mateus 15.24)


Mormonismo. Afirma que estas “ovelhas perdidas de Israel” não estão se referindo aos israelitas que ocupam a Palestina, mas a um grupo que, supostamente, migrou para a América do Norte.

Resposta apologética: Tal interpretação não tem nenhum apoio bíblico. Jesus, de fato, estava-se referindo aos israelitas espiritualmente perdidos e não aos geograficamente perdidos. A condição espiritual de Israel era lamentável diante de Deus (Mt 10.6,7). Os discípulos não foram pregar na América do Norte, mas continuaram no território da Palestina, expandindo-se ao redor.

Islamismo. Cita este texto e a referência 10.5,6 para limitar a mensagem de Jesus apenas aos filhos de Israel. Com isso, seu claro objetivo é provar que o Filho de Deus fora enviado apenas a Israel e Maomé a toda a raça humana.

Resposta apologética: A Palavra de Deus diz: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (Jo 1.11). A salvação veio para os judeus (Jo 3.22). “Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual é a utilidade da circuncisão?. Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas” (Rm 3.2).

Quanto à universalidade do evangelho, a Bíblia diz o seguinte: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15). E mais: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com