ICP Responde



Porque to não revelou a carne e o sangue quem to revelou (Mateus 16.17)


Comentário apologético: O deísmo prega a crença de que o conhecimento sobre as questões religiosas e espirituais vem por meio da razão e não da revelação. Mas o texto bíblico em destaque mostra exatamente o contrário, que aquilo que de Jesus se pode conhecer só chega ao intelecto humano pela revelação do Pai: Deus.

A natureza sobrenatural de Cristo (Deus), sua obra e sinais não estão ao alcance da inteligência comum; ou seja, de quem não vive segundo a fé, e a fé também é uma virtude que procede de Deus (Ef 2.8,9). Prender-se ao que é estritamente razoável, crendo ser este o caminho para o conhecimento de Deus, contraria o método bíblico específico para este fim (Jo 8.31,32).

Agnosticismo. Diz que o intelecto humano não é capaz de assimilar questões de grandeza sobrenatural.

Resposta apologética: O conceito definido acima não é equivocado se considerarmos que o homem, por si próprio, seja capaz de conhecer Deus. Todavia, o agnosticismo erra quando tenta impor a suposta verdade de que, de qualquer modo, incluindo, inclusive, a providência divina (como ocorreu com Pedro), o homem está impossibilitado de vivenciar o sobrenatural divino, que, segundo o texto em destaque, é revelado pelo Senhor àqueles que “abrem o coração” e manifestam o desejo de conhecer seu Criador.

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com