Testemunhas de Jeová. Criticam a doutrina bíblica da Trindade e argumentam o seguinte: Se Jesus fosse Deus, como poderia Deus falar consigo mesmo? E, ainda, que a Tradução do Novo Mundo expõe melhor o texto: “A pronunciação de Jeová a meu Senhor é”.
Resposta apologética: Em primeiro lugar, Deus não está falando consigo mesmo, como argumentam as Testemunhas de Jeová. Quando afirmamos que Jesus é Deus, não estamos dizendo que Jesus é o Pai. A seita confunde essa doutrina bíblica e tem a ousadia de afirmar que os evangélicos são contraditórios quanto ao conceito da Trindade. Mas não é bem assim. Ou seja, os cristãos não confundem as pessoas da unidade composta de Deus (Um só Deus, três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo; Mt 28.19). O texto bíblico diz claramente que o SENHOR estava falando com o Senhor. Ou seja, o Pai (SENHOR) falando ao Filho (meu Senhor). Não se trata de má tradução. Em segundo lugar, o fato de o Pai falar com o Filho não o diminui em sua divindade. No Novo Testamento, encontramos muitas vezes esse diálogo, que em nada compromete a divindade de Jesus. O versículo em referência, entre outros, com seus respectivos contextos, revelam, mais uma vez, a gloriosa doutrina bíblica da santíssima Trindade.
Espiritismo. Afirma que este versículo demonstra que Jesus é a reencarnação de Davi.
Resposta apologética: No pensamento hebreu, a expressão “filho de” significa “descendente de” (Mt 1.1-7) e não “reencarnação de”. Assim, o texto em estudo indica que Jesus veio da linhagem de Davi e não que Jesus era a reencarnação desse monarca. O nascimento de Jesus dessa descendência era um fator muito importante nas profecias referentes à vinda do Messias. Tanto é que o Antigo Testamento enfatizava a linhagem davídica (2Sm 7.12-16; Is 9.6,7; 11.1). Em nenhum momento, a Bíblia ensina a doutrina da reencarnação. Enquanto os adeptos do espiritismo educam as pessoas dizendo-lhes que devem morrer inúmeras vezes até alcançarem a perfeição, a Bíblia, por sua vez, esclarece que “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disto o juízo” (Hb 9.27).
© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas
Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com