ICP Responde



Estiveste no Éden [...] no dia em que foste criado (Ezequiel 28.13-16)


Creciendo en Gracias. Afirma que este texto prova que Lúcifer era Adão, porque diz que Lúcifer foi criado no Éden. E mais. Que o corpo de Satanás, ou Lúcifer, foi Adão. Que Satanás, ou Adão ou, ainda, o ladrão colocou a raça humana em morte.

Resposta apologética: Esta passagem não diz que Adão era Satanás. É um texto altamente simbólico. Ao mencionar o nome “Éden”, não está se referindo, necessariamente, ao jardim terrestre criado por Deus em Gênesis.

O termo “Éden” vem de uma raiz que significa “delícias”, “prazer”, “regalias”, de onde vem também a noção de paraíso, isto é, qualquer lugar agradável. Ezequiel aplica suas palavras ao rei Tiro, referindo, também de forma figurada, à corrupção da verdadeira queda do anjo de luz, Lúcifer. O rei de Tiro é, então, comparado a este ser (v.1-6).

Logo, se há algum homem comparado a Lúcifer, é o próprio rei de Tiro (v.12), não Adão.


Curso de Apologética Online Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ © Todos os direitos reservados. 2021


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com