ICP Responde



Ainda tenho outras ovelhas que não são desse aprisco (João 10.16)


Comentário apologético: Existem, entre as Testemunhas de Jeová, duas classes de pessoas: a dos “ungidos” e das “outras ovelhas”. A primeira possui muitos privilégios, mas a segunda, nenhum. Os integrantes da primeira, após a morte, vão para o céu, mas as “outras ovelhas” terão de enfrentar quatro provas para que possam obter a vida eterna. A primeira prova é agora, na vida presente. A segunda, durante a guerra do Armagedom. A terceira, no reinado de mil anos de Cristo. A quarta, e última, será depois dos mil anos, quando Satanás for solto da prisão.

A data do início da separação dessas duas classes foi apontada para 1881, sendo alterada, depois, para 1931. Atualmente, falam em 1935. Mas todas as pessoas que se tornaram testemunhas-de-jeová depois de 1935 não deveriam alimentar a esperança celestial, porque vão viver para sempre na terra. Em contraste, a própria TNM diz haver “uma só esperança a que fomos chamados” (Ef 4.4) e não duas. O cristão, graças a Deus, possui uma só esperança: a celestial (Hb 3.1).

Catolicismo Romano. Emprega este versículo para afirmar que todos aqueles que não professam a fé católica, principalmente os evangélicos, são “as ovelhas que não são do aprisco” e, conseqüentemente, causadores de divisão e separação entre os cristãos.

Mormonismo. Interpreta este versículo como sendo uma referência à alegada visita de Cristo aos habitantes da América, conforme registra o Livro de Mórmon.

Legião da Boa Vontade (LBV). Ensina o seguinte: como haverá um só rebanho para um só pastor, unifica todas as revelações neste fim de ciclo, porque haverá também uma só religião.

Resposta apologética: Os comentaristas cristãos dizem que a expressão “outras ovelhas” está se referindo aos gentios, pessoas que não pertenciam ao povo de Israel. Quando Jesus iniciou sua pregação, ordenou aos discípulos que não entrassem no caminho dos gentios, mas que fossem às ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt 15.22-28). Em determinada ocasião, Deus havia dito, pelos profetas hebreus: “Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são do povo, com gente insensata vos provocarei à ira” (Rm 10.19). Logo, não se tratam de nenhum povo da América, visitado por Cristo, mas dos gentios (Ef 2.11,12).


Curso de Apologética Online Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ © Todos os direitos reservados. 2021


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com