Unicistas. Citam esta passagem para provar que Jesus é o Pai.
Resposta apologética: Jesus começa afirmando: “Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (v. 6). O sentido natural destas palavras é que Jesus não é o Pai, mas o Mediador entre nós e o Pai (1Tm 2.5). Em seguida, declara: “Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai” (v. 7). Ao existir com o Deus Pai, como um divino indivisível, Jesus podia dizer: “Quem me vê a mim vê o Pai” (v. 9). Não obstante, Jesus não disse “eu sou o Pai”, mas: “Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim?”. O Pai e o Filho são consistentemente apresentados nas Escrituras como duas pessoas autoconscientes, mas sendo um só Deus. As evidências de que se trata de duas pessoas são abundantes. Na referência 5.31,32 deste evangelho o Pai é apresentado como alguém que testifica de Cristo (outrem): “Há outro que testifica de mim”. A palavra hetero é usada aqui para esclarecer que é alguém diferente da pessoa que fala. Na referência 8.16-18 Jesus apresenta o mesmo argumento e deixa claro, citando um princípio do Antigo Testamento, que duas testemunhas são requeridas para que um juízo seja considerado válido (Dt 17.6; 19.15; Nm 35.30).
Há, ainda, outras referências bíblicas onde se lê que o Pai enviou o Filho Jesus, que estava, agora, enviando os discípulos da mesma forma como fora enviado pelo Pai (3.17; 17.18,21; Gl 4.4; 1Jo 4.10). Com isso, fica esclarecido que Jesus não era discípulo nem o Pai. Também é relevante destacar que o Pai ama o Filho (3.35; 17.23-26) e Jesus ama o Pai (14.31). Isto, naturalmente, envolve duas pessoas, pois demanda relação, que é a essência da definição de pessoa. Finalizando, o Filho e o Pai são duas pessoas que co-existem eternamente em relação uma com a outra. Negar a Trindade é negar o Filho bíblico (1Jo 2.22,23). É ter uma impressão falsa de Jesus. Ou seja, é ter outro Jesus (2Co 11.4). Aceitar o Cristo da Bíblia, o Cristo enviado pelo Pai, o Cristo que enviou o Espírito Santo (14.16-26; 15.26) é encontrar Deus na Trindade.
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