ICP Responde



Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus (Lucas 6.20,21)


Espiritismo. Ensina que os benefícios provenientes de uma vida de sofrimento (como a pobreza e a fome, por exemplo) serão usufruídos em uma vida futura (na reencarnação) em forma de recompensa.

Resposta apologética: É necessário esclarecer que esta passagem não tem correlação com a humanidade como um todo, antes, está-se referindo aos discípulos de Cristo, a quem Jesus dirigia suas palavras (v. 20). Outro aspecto que não pode ser ignorado, por pertencer ao contexto, acha-se no versículo 22, que apresenta esperanças àqueles que padecerem estes males por causa do Filho do Homem e não pelo simples fato de terem sofrido os reveses semeados pelo próprio homem.

Quanto à “vida futura”, é inverossímil crer que se revela em uma suposta reencarnação, quando, em decorrência dela (da reencarnação), os virtuosos sofrem e os malvados prosperam, em conseqüência dos erros ou acertos em outras vidas, visto que a verdade bíblica revela esta “vida futura” quando Jesus encerra a seqüência das bem-aventuranças declarando o seguinte no versículo 23: “Folgai nesse dia, exultai, porque é grande o vosso galardão no céu”. Ora, se a recepção das recompensas ocorre no céu, logo, não há espaço para uma reencarnação terrena.


Curso de Apologética Online Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ © Todos os direitos reservados. 2021


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com