ICP Responde



Mordomo fiel e prudente (Lucas 12.42)


Testemunhas de Jeová. Declaram que a expressão “escravo fiel e discreto” (Tradução do Novo Mundo) aplica-se à sua liderança, o corpo governante, sediado no Brooklyn, EUA. Segundo consta, esses líderes estão encarregados, desde 1914, de prover o alimento espiritual para os adeptos dessa seita em todo o mundo, que afirmam: “Se não estivermos em contato com este canal de comunicação de Deus, não conseguiremos aprender nada da Bíblia se a lermos sem suas interpretações”.

Resposta apologética: No texto em estudo, temos uma parábola de exortação à vigilância e não uma profecia (V. tb. Mt 24.45), o que destrói completamente as pretensões dos membros do corpo governante das Testemunhas de Jeová. Segundo os adeptos dessa seita, seus líderes recebem orientação divina, mas essa afirmação não procede, porque o corpo governante anunciou o Armagedom para os seguintes anos: 1914, 1925, 1941 e 1975. E suas predições erradas causaram grandes frustrações aos seguidores da seita. Resultado, muitos adeptos abandonaram seus empregos com ótimos salários. Estudantes desistiram de suas carreiras acadêmicas. Outros venderam suas propriedades. Tudo porque acreditaram no fim. Mas nada aconteceu.

Se analisarmos Deuteronômio 18.20-22, veremos que a expressão “escravo fiel e discreto”, quando relacionada aos líderes dessa seita, demonstra que não passam de falsos profetas, pois nenhuma de suas predições aconteceu. Em Mateus 7.15,16, Jesus nos alerta a respeito dos falsos profetas. Quando analisamos os escritos e as profecias do corpo governante, constatamos que esses líderes se enquadram com perfeição ao que diz o texto bíblico em Deuteronômio 18.21,22 e Mateus 7.15,16.


Curso de Apologética Online Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ © Todos os direitos reservados. 2021


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com