Religiões



Adventistas do Sétimo Dia


Teve seu início com as pregações de Guilherme Miller, nascido em 1787, em Pittsfield, Massachutss, EUA. Mais tarde, a liderança do movimento foi assumida pela pretensa profetisa Ellen G. White, que nasceu em 1827.

A ênfase do adventismo, como o próprio nome diz, sempre caiu sobre a vinda de Cristo, que, na visão desse grupo, ocorreria em 1844. Como Cristo não voltou na data prevista pelos adventistas, resolveram então criar a doutrina do “juízo investigativo”. De acordo com esse ensino, Jesus teria saído, em 1844, do primeiro compartimento do “santuário celestial” para o “santo dos santos”, a fim de concluir sua obra de redenção, que ficou inacabada. Dessa forma, tentaram justificar a ausência do retorno visível de Cristo à terra

A maioria dos adeptos dessa religião aceita, além da Bíblia, os livros de Ellen White, para quem tais literaturas possuem o mesmo valor de inspiração da Palavra de Deus. O livro mais conhecido dessa autora, considerado uma obra-prima pelos adventistas, é: O grande conflito. Depois desse, vêm: Vida de Jesus, Patriarcas e profetas, Veredas de Cristo e O desejado de todas as nações.

Algumas vezes, essa seita identifica Jesus com o arcanjo Miguel, atribuindo, com isso, uma natureza pecaminosa ao Filho de Deus. Segundo atesta, Cristo não concluiu a obra de redenção na cruz e, por isso, está realizando o juízo investigativo.

Afirma, ainda, que alguns pecados são perdoados, mas não extirpados. Quanto a esse assunto, diz que Satanás irá arcar com todos os pecados dos crentes e somente quando ele (Satanás) for aniquilado os pecados serão, de fato, cancelados.

Sua doutrina essencial é a guarda do sábado, sem a qual não é possível a salvação. Segundo Ellen G. White, Deus lhe revelou que este mandamento tem mais importância do que qualquer outro e que, por esse motivo, é impossível alguém alcançar a salvação fora do adventismo.

O sono da alma após a morte e o aniquilacionismo, ou seja, a crença de que o inferno é a extinção da existência, entre outros ensinos não ortodoxos, fazem parte do grande acervo de doutrinas pregadas por esse grupo.


Curso de Apologética Online Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ © Todos os direitos reservados. 2021


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com