Não se trata de uma religião organizada. Uma das maiores autoridades sobre este assunto é a escritora australiana Ellen Greve, conhecida como Jasmuheen. Autora do livro Viver de luz, já ministrou diversas palestras no Brasil e participou de inúmeras entrevistas. Aqui, os líderes do movimento são: a carioca Evelyn Levy Torrence e o seu marido, o americano Steve Torrence.
Seus conceitos se harmonizam com muitas doutrinas da Nova Era. Inclusive, os livros de Ellen Greve são publicados, no Estado de São Paulo, pela editora Aquariana.
Não faz nenhuma referência à Bíblia, toda orientação que apresenta tem seu ponto inicial no livro da referida autora, que é esotérica. Seu conceito sobre Deus é panteísta. Ou seja, Deus seria uma energia cósmica, a mente criadora presente até em nossos pensamentos. “Tudo é pensamento”, afirma, portanto a realidade não passa de uma projeção da mente.
Quanto a Jesus Cristo, ensina que Ele é um santo, um mero Avatar, um espírito altamente evoluído; e, contrariando as mais diretas declarações dos evangelhos, faz de Jesus Cristo um adepto da prática “viver de luz” ao afirmar e ensinar que Ele não comia.
Lida com certos tipos de espíritos, classificados como “guias”. O principal deles recebe o nome de Don Juan — o amigo da morte.
Segundo acredita, o homem, para progredir, precisa se abster completamente de todo e qualquer alimento físico e se alimentar de algo chamado “prana”, uma espécie de energia encontrada em todas as coisas, muito semelhante ao “maná”, conceito existente nas sociedades primitivas.
© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas
Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com